domingo, 28 de outubro de 2012

Viajando para o Japão.

    Ano passado meus amigos programaram uma viajem para conhecer o Japão e me chamaram, mas eu tive sérios problemas para conseguir o visto, tive que mostrar que tinha muito dinheiro, emprego, passagem, e muitas outras coisas sem sentido, mas eles sempre pediam mais e mais e graças a esse sistema burocrático patético e instrasigente ganhei no final um belo carimbo negativo.
    Já que meu estilo de ser e viver não se encaixa no perfil de turista que eles aceitam, muito bem parti para a Romenia que é muito mais a minha cara, pois eu jamais faria um sinal idiota de V com os dedos numa foto!
    O Japones é um povo muito talentoso, mas também com serios problemas de flexibilidade e visão! mas não esse o ponto, e sim poder colocar aqui as fotos que meus amigos fizeram a meu pedido do fantástico museu de Tokusatsu da Toei.

















Fotos: Ariel Martins e Bruno Salvadori

Pérolas do YouTube!

Agora todo domingo vou postar a coisa mais legal que encontrei no YouTube durante a semana e acho que vou começar bem!

スーパーヒーロー大集合&レッド大会


http://www.youtube.com/watch?v=n5xtE8jzUOA

http://www.youtube.com/watch?v=3wGRAI4eVSc

sábado, 27 de outubro de 2012

Ai como era bom!

   Estou muito feliz com o surgimento do canal Tooncast, um resgaste do que um dia foi a Cartoon Network.
   Me lembro dos primeiros dias de transmição do canal em 1995 e como era legal ter as vinhetas ainda sem dublagem em meio a programação. Outra tentativa de se resgatar a antiga cara do CN foi o Boomerang, que também se descaracterizou com o passar dos anos, mas me presenteou com muita coisa legal também, espero q eles nao cometam o mesmo erro com esse canal, só uma pena ter esse logotipo tão gigantesco no canto da tela.
   Saudades das noites de sabado quando assistia G-Force e Speed Racer após desfrutar dos prazeres da vida! ;)

Revistas de colorir




Essas revistas doadas por varios amigos ao longo dos anos me serviram como ótimas referencias para o treino de ilustração!

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

O idolo invisivel

    Como faço todos os anos, fui a Argentina garimpar coisas antigas nos mercados de pulga, e nessa ultima viajem, caminhando na compania do meu amigo Matias, me deparei com uma tenda de figurinhas e albuns antigos. Lá bem a mostra havia um bolo de figurinhas do album Super Powers, também lançado aqui em 1988, e ele me mostrou essas figurinhas e disse: _José Luis García-López, ele foi responsavel pela cara dos personagens da DC nos 80!
Esse album é um verdadeiro portfólio do artista.
Tesouros porteños
Eu nunca havia escutado ou lido esse nome em lugar algum, mas estava intimamente familiarizado com seu trabalho, já que as artes de capa nas revistas Abril nunca eram creditadas, suas obras ilustraram minha infancia, em revistas, materiais escolares, brindes, e principalmente nos albuns de figurinhas. Esse resgate por sua obra me fez recordar de um outro album, mais antigo que o Super powers. Super Heróis em ação! um dos poucos albums que tive na infancia mas se perdeu no tempo e que espero de alguma maneira poder reaver outro exemplar.
Imagem emblemática.

Se voce tem um desses em casa! guarde para mim!

Link para baixar os scans do album!  
fonte:quadrideko

https://www.youtube.com/watch?v=UsG7HHcO2zU
Os superamigos de García-López


A dura vida de um acumulador

    Ser apaixonado por animação e seriados sempre teve um alto custo em minha vida, mas nada foi tão sacrificado e mal aproveitado como a minha infinidade de fitas de video e todo trabalho que tive para adiquiri-las.
    Creio que comecei a gravar desenhos lá por 86. Meu primos, que tinham mais condições, viviam perto de casa compraram um video cassete e na casa deles tive a chance de poder começar a desfrutar dessa tecnologia. Imagine voce hoje ter só um pen drive de 2 megas para guardar tudo que é importante era eu em 86 possuindo somente uma fita t120. Levou muito tempo para eu poder ter meu proprio vcr, nessa época eu ja tinha cerca de 40 fitas, trabalhei muito para comprá-lo, foi em 1994, era um JVC 4 cabeças.
    Como um louco, por mais de 10 anos, tentei adiquirir todos tokusatsus, animes e catoons que pude. Montei uma videoteca com mais de 1000 fitas gravadas, frutos de uma determinação insana, a colaboração de muitos amigos e familiares e incontaveis viajens.
    Em São Paulo eu alugava fitas com gravações de progamação do japão em locadoras clandestinas no bairro da liberdade, as famosas piratas, voltava para o interior onde moro e fazia verdadeiras maratonas de reprodução, solicitando aparelhos VCR de amigos e parentes toda semana, eu mesmo cheguei a ter 5 ou 6 deles, chegando a copiar cerca de 30 fitas, (60 horas de progamação em 2 dias).
    Eu assinava 2 serviços de tv via Satelite e simulteamente em 2 televisores assistia e gravava distintos programas e desenhos, sim eu sou louco!
    depois de um tempo nessa sede por material, começaram a surgir os problemas, as fitas eram muito sensiveis as mudanças climáticas,  e a manutenção de tantas peças era muito dificil, me tornei um escravo, obrigado a passar horas de horas rebobinando fitas com o medo de perder todo o investimento de dinheiro e tempo que tive. Pouco a pouco começei a perder fitas para o bolor e outros problemas como formigas que se aninhavam dentro dos estojos.
    Ai veio a era da internet e os dvds, que colocaram um fim a esse castelo de cartas que desabou! de tudo aquilo, somente uma coisa eu sinto falta, os comerciais de tv que haviam entre os blocos, que naquela época parecia um estorvo, mas hoje seria de grande valor histórico.

Elas se foram, mas seu legado perdurará!



quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Batmagnetismo

Tem algo de mágico nessas capas antigas do Batman!

Essas artes sempre me fazem lembrar das tampas estampadas da antiga margarina Delicia cremosa!

Máquina do tempo.

    Eu sei que hoje em dia, todos os seriados e desenhos estão disponiveis para download, uns mais faceis de encontrar e outros não e ninguém precisa mais da televisão para ver o que quer, porém existe um canal  paulistano que traz de volta a magia de se asisstir tokusatsu nos fins de tarde, a Rede Brasil de tv ,uma fantastica iniciativa dos seus executivos! confiram!
    Hoje é dia de Jiraya!

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Metalder - parte 1

Esse é um dos livros mais legais que possuo desse estilo de livro japones infantil com paginas grossas, vou postar os scans em partes porque toma muito tempo montar e alinhar essas paginas, divirtam-se!


pág 1 e 2

pág 3 e 4

pág 5 e 6

Compro ouro, não! compro DX!

    Um amigo foi ao japão no começo do ano e entre muitas coisas que ele me trouxe, me chamou a atenção a esse panfleto, onde as lojas que comercializam brinquedos e revistas usadas estimulam o povo a vender seus robos de sentai antigos, obviamente para revenda para o publico ocidental! acho que se eu fosse ate lá eu ia ficar na porta dessa loja atravenssando as negociações com os clientes deles!

    Fiquei chateado ao saber que os robos que estão saindo aqui, com distribuição da Bandai americana não são os mesmos do Japão, as crianças aqui estão consumindo uma "segunda linha" americana dos robos de Sentai reciclados pela Saban.
    Malditos sejam!


Será que um dia eu pelo menos porei os olhos nessa peça?


terça-feira, 23 de outubro de 2012

HQ nacionais de tokusatsu.

    Nos fim dos anos 80, muitas editoras sem sucesso tentaram explorar o mundo do tokusatsu em adaptações para quadrinhos das aventuras originais de diversos personagens da teve, como Jaspion, Changeman e outros ,mas anos antes da geração manchete explodir, alguns tokusatsus emplacaram por aqui, um deles foi Spectreman, que teve uma adaptação para quadrinhos muito bizzara! desenhado pelo mesmo artista que fazia os quadrinhos dos Trapalhões, detalhe: o Dr. gori tem a mesma cara do Dedé Santana (risos).
    O Spectreman da editora Bloch, exceto pelos personagens em comum, nao tinha nada a ver com a série de tv, acredito que o artista não tinha televisão a cores na época, porque as cores de seu héroi são todas frias! mas vale por ser a primeira publicação ainda que distorcida, sobre tokusatsu aqui.
A arte de capa é incrivel, mas o conteudo...

Pirata espacial.

   Pirata espacial Booba, faz 10 anos que fiz o cosplay desse personagem e com isso me consagrei no cenário cosplay, na época ganhei o Titulo de Rei, junto com muitas inimizades nessa fogueira de vaidades que é o mundo dos concursos.
   Foram meses de trabalho e experimentos com diversos materiais, uma das poucas coisas que fiz na vida aritistica que realmente me orgulho do resultado, fui muito elogiado na época, ate mesmo pelo próprio ator Hiroshi Watari (Sharivan, Spielvan) que comparou a qualidade do meu traje com o original da Toei, mas não vim aqui para falar bem de mim mesmo, mas sim para comentar sobre algo que encontrei na net pouco tempo atrás e me deixou muito lisongeado. buscando por imagens do personagem original , encontrei uma foto do meu cosplay ilustrando um site, que falava da série, é muito bom ter sido confundido com  o original!

Pirataria até nisso!


Muito antes da Matrix

Muito tempo antes da criação da matrix, antes dos Autobots e Decepticons, haviam os Diaclones da Takara!



Tudo o que voce acreditava ser original não passa de uma reciclagem!
Os gringos te enganaram com suas mentiras outra vez!

Quem quer Kaiju?


    Eu realmente gostaria de entender porque esses bonecos de monstros japoneses se tornaram um objeto de desejo dos moderninhos em todo mundo, dando inicio na desastrosa invasão da toyart no mundo dos brinquedos.
    Descolados, publicitários, artistas, formadores de opnião em geral, movidos por sites e revistas de arte e comportamento, começaram a integrar em seu mundo de futilidades e propostas vazias, os Kaijus e sua estetica simples e atraente. Pessoas que provalmente nunca viram um episódio da familia Ultra expoem em suas mesas  bonecos como Alien Vantan e Red King, isso só complicou a vida de verdadeiros apaixonados como eu, que desde os anos 80 garimpei para adiquirir essas belezinhas.
    Agora o mercado do ocidente superfaturou essas peças, antes esses bonecos de vinyl eram vendidos em baciadas a troco de bala no Japão e agora custam pequenas fortunas em lojas especializadas  para esse novo publico vazio e infeliz.
    No meu mundo totalitarista perfeito, antes de se comprar um peça dessa, o cliente teria que responder um questionario básico sobre o boneco para ver se era digno de leva-lo para casa.

domingo, 21 de outubro de 2012

Policial do espaço Gavan!

     Enquanto todos os sites e blogs por aqui publicam as mesmas matérias do Jefusion sobre o novo filme do policial do espaço que estreiou hoje nos cinemas do Japão, venho aqui compartir com voces algumas reportagens sobre ele lançadas há 30 anos na Youchien magazine.




     Que bom que nós brasileiros não fomos vitima do patético engano cometido na França, onde o nosso herói foi lançado com o nome de outro personagem da Toei, o robozinho X-OR, um personagem comico que segue a linha do Robocon.
     Gavan é realmente incrivel, e ainda melhor é sua trilha sonora, pérola da Space Disco! composta pelo grande Chuumei Watanabe  e cantadas em sua maioria pelo poderoso Akira Kushida.
     A resposta da  tv Globo frente a invasão dos tokus  exibidos na teve Manchete e da Band não poderia ter sido melhor. Ainda que  fosse uma série antiga comparada aos outros metal heros  exibidos na época, como Jiban e Metalder, foi um grande presente ao publico do Brasil. A Serie é um marco no gênero, o primeiro policial do espaço, uma obra primorosa da toei, Com um grande elenco, contando em seu elenco o mestre Sonny Chiba como o pai de Gavan.
    Nunca foi tão bom acordar cedo, lembro que se perdia a hora e não conseguia assistir,  passava o resto do dia de mal humor, porque ao contrario da manchete a globo não era de reprisar. Antes de poder ter meu primeiro videocassete, colocava um gravador de áudio perto da teve para poder de alguma forma, registrar o episodio, além de  desenhar  todos os personagens que apareciam na série  para depois montar uma espécie de fichário  com os inimigos  e aliados do herói.  Ainda bem que existe  a internet e o  torrent hoje em dia! Assim pude rever episodios com sua dublagem e de alguma forma, voltar aquelas manhas.

O velho Gavan em seu retorno ao cinema ao lados dos Gokaigers.



 

Para imprimir e pintar!


+ Noritsuna Maemura







 


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...